PADI - Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem

O Padi é a única acreditação que realiza a avaliação técnica da qualidade das imagens.

Lançado em 2014, o desenvolvimento do Padi contou com a participação de mais de uma centena de radiologistas de todo o Brasil e envolveu, ainda, a pesquisa sobre as experiências de sucesso de outros programas de acreditação no Brasil e no mundo.

Queremos qualificar nacionalmente os serviços, públicos ou privados, que aderirem voluntariamente ao programa, por meio de avaliações, criteriosas e imparciais, do cumprimento de requisitos mínimos de qualidade, segurança e sustentabilidade

Missão

Incentivar e reconhecer o cumprimento de requisitos de segurança, qualidade e sustentabilidade por parte dos serviços de Diagnóstico por Imagem.

Visão

Ser o programa de referência nacional em acreditação reconhecido como diferencial pelos serviços de Diagnóstico por Imagem, pela comunidade científica, órgãos reguladores do sistema de saúde, operadoras de saúde e pela população.

Valores

Ética; Confidencialidade; Qualidade; Segurança do paciente; Educação continuada; Respeito às diversidades e culturas regionais; e Sustentabilidade

Metodologia

A Norma é composta por princípio e critérios onde cada princípio tem a descrição do seu propósito, assim como os critérios e itens de orientação, quando aplicáveis. Estruturada baseada na trajetória do paciente dentro no agendamento de exames até sua entrega final, considerando a segurança e qualidade dos processos, e respeitando as necessidades e escolhas de cada paciente. Formada por cinco princípios, que abrangem além dos processos voltados para a tríade do paciente, como também processos voltados para a excelência na gestão e critérios relacionados à infraestrutura

1

Governança

2

Gestão de Qualidade

3

Realização do Exame

4

Apoio Diagnóstico

5

Infraestrutura, radiação e segurança

Processo
Educativo

O Padi oferece em suas auditorias o processo de Auditoria Observada. Ela ocorre no segundo ano de acreditação, durante a auditoria de manutenção, e tem como objetivo orientar o serviço acreditado na realização de auditoria interna.

Como um processo educativo, o auditor do Padi observará uma auditoria interna realizada pelos profissionais do serviço acreditado, pontuando as melhorias e orientando para realização de uma auditoria interna efetiva.

Reconhecimento
Internacional

Desde 2017 a Norma Padi é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A ISQua é a única sociedade internacional para qualidade em cuidados de saúde que certifica mundialmente organizações acreditadoras e constata que os padrões do Padi estão entre os melhores em nível mundial

Parceria
ANS

Em 2016, o CBR foi reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como entidade acreditadora por meio do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi).

O reconhecimento do Padi pela ANS garante que as clínicas acreditadas pelo programa tenham direito ao melhor índice na aplicação do Fator de Qualidade estipulado pela Lei nº 13.003/14 e regulada pela Resolução Normativa nº 405, de maio de 2016.

O objetivo é que os pacientes possam fazer melhores escolhas baseadas em qualidade, que as operadoras invistam em redes assistenciais mais efetivas e que os prestadores de serviço aperfeiçoem seus processos e desempenhos.