O Dia Mundial da Qualidade este ano, será celebrado em 9 de novembro de 2023. Estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) que reconheceu a data como “patrimônio mundial”, instituindo as celebrações para a segunda quinta-feira do mês de novembro, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da qualidade em todos os aspectos da vida e do trabalho.
Durante esse dia, muitas organizações e instituições realizam eventos, workshops, seminários e atividades relacionadas à qualidade para promover a conscientização e a educação sobre práticas de qualidade. É uma data importante para aqueles que trabalham na área de gestão da qualidade e para qualquer profissional interessado em melhorar a qualidade em seu trabalho e na sociedade em geral.
No Japão, a celebração ocorre desde 1960. Na China, desde 1978. Os Estados Unidos e o Canadá comemoram a Qualidade desde 1988. Sem contar que em alguns desses países a comemoração já alcançou o patamar de Mês da Qualidade.
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Apesar de o dia oficial ter sido “padronizado” mundialmente pela ONU, outra instituição teve papel fundamental nessa história toda. O CQI (Chartered Quality Institute) é o órgão mundial oficial dos profissionais da qualidade. O instituto nasceu em 1919 e teve papel fundamental na disseminação da Qualidade e na consolidação do Dia Mundial da Qualidade. Para se ter uma ideia, a própria ISO (International Organization for Standardization), responsável pela criação e revisão da ISO 9001, só foi fundada em 1947.
A qualidade desempenha um papel fundamental na satisfação do cliente, na eficiência operacional e na melhoria contínua de produtos e serviços. O Dia Mundial da Qualidade é uma oportunidade para as organizações refletirem sobre suas práticas e processos de qualidade e para destacar o compromisso com a excelência.
O tema do Dia Mundial da Qualidade de 2023 é “Qualidade: realizando seu potencial competitivo”.
O tema oficial da celebração, sugerido pelo CQI, tem como objetivo promover uma campanha global, para aumentar a conscientização sobre a profissão de gerenciamento de qualidade e se concentrar no tema da realização de seu potencial competitivo.
Construindo sua cultura e capacidade de qualidade
Se quiser oferecer valor superior ao cliente, alcançar processos produtivos e proporcionar mudanças estratégicas eficazes, você deve desenvolver cultura e capacidade de qualidade. Mesmo as pequenas e médias empresas (PME) podem aceder e implementar princípios e métodos de qualidade com facilidade. Embora a conformidade e a gestão de riscos continuem a ser fundamentais, melhorar a capacidade de qualidade envolve muito mais do que cumprir padrões e auditorias.
A importância de uma vantagem competitiva
Nos atuais cenários de risco complexos e dinâmicos, manter uma vantagem competitiva exige mais do que apenas resiliência operacional. Os princípios e métodos de melhoria da qualidade podem ajudar as organizações a resolver de forma rápida e eficaz as ineficiências inerentes, permitindo-lhes satisfazer as novas expectativas dos clientes de forma mais rápida, mais econômica e sustentável do que os seus concorrentes. Uma pesquisa realizada no setor de construção do Reino Unido GIRI mostra que erros evitáveis na construção custam atualmente 21% do valor do projeto. Ao eliminar estas ineficiências em toda a economia, a produtividade, a segurança e a sustentabilidade serão beneficiadas.
A importância da qualidade para a competitividade de uma empresa é um tema fundamental no mundo dos negócios. A qualidade afeta a capacidade de uma organização de se destacar no mercado, conquistar clientes, manter sua reputação e, em última análise, alcançar o sucesso.
Em mercados altamente competitivos, a qualidade é uma maneira de diferenciar a empresa dos concorrentes. Os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade, e isso pode ser uma estratégia eficaz para conquistar uma fatia do mercado.
Na radiologia e diagnóstico por imagem, a qualidade envolve vários aspectos, incluindo a qualidade da imagem, a segurança do paciente, a precisão diagnóstica e a eficiência dos processos. Aqui estão alguns dos principais elementos que contribuem para a qualidade na radiologia e diagnóstico por imagem:
Qualidade da Imagem: A qualidade da imagem radiológica deve ser alta para permitir um diagnóstico preciso. Isso envolve a otimização dos parâmetros de exposição, a manutenção adequada dos equipamentos e a redução de artefatos que possam prejudicar a interpretação da imagem.
Segurança do Paciente: A segurança do paciente é uma prioridade na radiologia. Isso inclui medidas para reduzir a exposição à radiação ionizante, garantir que o paciente seja devidamente identificado e que os procedimentos sejam realizados com precisão e cuidado.
Precisão Diagnóstica: Os radiologistas desempenham um papel fundamental na interpretação das imagens radiológicas. A educação e o treinamento adequados são essenciais para garantir que os radiologistas sejam capazes de fazer diagnósticos precisos.
Controle de Qualidade: Programas de controle de qualidade devem ser implementados para monitorar e manter a qualidade dos equipamentos, processos e imagens radiológicas. Isso inclui a calibração regular dos equipamentos, verificação da qualidade das imagens e garantia da qualidade dos exames.
Acesso a Informações: Garantir o acesso adequado às imagens e informações clínicas é essencial para fornecer cuidados de qualidade. Isso envolve o armazenamento seguro e a recuperação eficiente de dados radiológicos.
Em comemoração à essa data, o Programa de Acreditação e Diagnóstico por Imagem, Padi, realizará um Webinar gratuito, no dia 9 de novembro às 19h30, sobre o tema “Qualidade: realizando seu potencial competitivo”, com apresentação de um case de sucesso da Notrelabs, rede de laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem, apresentando a importância do sistema de gestão da qualidade para a competitividade no mercado de radiologia e diagnóstico por imagem.