
Créditos: Comunicação e Marketing CBR
O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) completa 10 anos de existência neste mês. O Padi foi pré-lançado durante o CBR 14, realizado no Rio de Janeiro, entretanto o CBR apresentou o programa aos seus parceiros apenas no mês de dezembro. Ao longo desse período, o Padi consolidou-se como uma referência de excelência no Brasil, sempre visando compromisso contínuo com a qualidade e segurança no diagnóstico por imagem.
Conheça mais sobre a nossa história:
Primeiro ano do Padi (2015)
No primeiro ano, o Programa teve duas importantes atividades que foram fundamentais para essa trajetória. Em janeiro de 2015, o Padi formou a primeira turma do curso de auditor externo, que foi realizada em São Paulo (SP). No mesmo ano, o programa passou a ter a primeira clínica acreditada, a Mega Imagem (Santos-SP). Na ocasião, os sócios da clínica receberam presencialmente das mãos do Dr. Antonio Carlos Matteoni (Presidente do CBR à época) e do Dr. Conrado Cavalcanti (Coordenador do Padi à época), o certificado de acreditação. No final de 2015, o Padi ainda foi tema de um simpósio durante o 44º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR 15).
Segundo ano do Padi (2016)
Neste ano, o Programa foi reconhecido pela (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Esse reconhecimento foi de suma importância para o Padi, a partir desse momento a procura pelo Programa cresceu de 37 para 59 estabelecimentos. 2016 também marca a primeira clínica acreditada na capital paulista, que foi a Cura Imagem e Diagnóstico. Assim como a Mega Imagem, os representantes da Cura Imagem e Diagnóstico receberam o certificado de acreditação presencialmente na sede do CBR.
Terceiro ano do Padi (2017)
Em 2017, a norma Padi passou a ser certificada pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua®), única organização mundial a certificar as demais instituições acreditadoras em saúde. No mês de junho deste ano, o programa do CBR passou a acreditar o Hospital Sírio Libanês, que foi o primeiro hospital no Brasil a receber uma acreditação específica em diagnóstico por imagem. Além disso, o Padi esteve no Feira Hospitalar, um dos maiores eventos da área da saúde no Brasil.
Quarto ano do Padi (2018)
Em 2018, a norma foi atualizada e chegou a sua quarta versão. No segundo semestre, o Padi ainda participou do 32º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, em São Paulo.
Quinto ano do Padi (2019)
O ano de 2019 ficou marcado pelo primeiro encontro de auditor externos do Padi, na sede do Colégio, em São Paulo (SP).
Sexto ano do Padi (2020)
Neste ano, foi desenvolvida, por conta da pandemia de Covid-19, uma nova metodologia para realização de auditorias Padi no formato virtual, ocorrendo a primeira auditoria em 2021.
Sétimo ano do Padi (2021)
Em 2021, aconteceu a primeira Consulta Pública da versão 5 da norma Padi. As principais alterações foram feitas na Telerradiologia, LGPD, Dilemas Éticos e Pacientes. Neste mesmo ano, o Programa passou a realizar webinars temáticos, tendo como primeiro tema a “Acreditação Padi: Quais os desafios?
Oitavo ano do Padi (2022)
Neste ano, foi realizada uma ação muito importante para o Padi, que foi o lançamento da nova marca, com um novo logo e identidade visual. Já durante a JPR 22 aconteceu um encontro com CEOs de grandes instituições, com o objetivo de abordar os benefícios da implantação de uma acreditação específica em Imagem. O Programa do CBR foi responsável por um módulo de acreditação e qualidade do 41º Congresso de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde na Medical Fair. Já no final do ano, foi realizado o I Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR, durante o CBR 22, Florianópolis (SC). Em outubro, Padi apresentou cinco trabalhos na Conferência Internacional da ISQua 2022, em Florença, na Itália. Ainda neste ano, a Telelaudo passou a ser a primeira empresa a receber a acreditação em Telerradiologia pelo Padi.
Nono ano do Padi (2023)
O ano de 2023, assim como o ano anterior, foi bastante produtivo para o Programa. O Padi apresentou dois trabalhos científicos durante o ECR 2023, em Viena, na Áustria; apresentou um painel durante a JPR 2023, com a presença de mais de 120 pessoas; formou uma nova turma de auditores externos após nove anos; lançou diretrizes técnicas de segurança em ressonância magnética; realizou o primeiro curso de operações de T.I em clínicas de diagnóstico por imagem; apresentou cinco trabalhos durante 39ª Conferência Internacional da ISQua 2023, em Seul, na Coreia do Sul; realizou o 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica durante a Medical Fair, em são Paulo (SP); além do II Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas, durante o CBR 23, no Rio de Janeiro (RJ); apresentou três trabalhos científicos no RSNA e realizou 11 webinars temático durante o ano.
Décimo ano do Padi (2024)
No ano que marca uma década de Programa, diversas atividades foram iniciadas e executadas. Em 2024, começaram as gravações do Padicast, o podcast do Padi. Também foi lançado o projeto ‘Acredita Padi’, programa desenvolvido para auxiliar clínicas de radiologia e diagnóstico por imagem, de pequeno e médio porte, a ingressarem no Padi. Foi realizado o curso Implantando a Norma Padi na prática para Operadora de Saúde, em São Paulo (SP), com mais de 70 participantes, além do I Simpósio de Segurança em Ressonância Magnética, totalmente em formato virtual.
O Padi ainda lançou a campanha do “Diagnóstico Seguro, Paciente Protegido” em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. A ação contou com a colaboração da SBPC/ML, SBP e ABRAMED. No mês de outubro, o Padi participou ativamente da Campanha do Outubro Rosa do CBR, a ‘Radiologia Solidária’. O Programa ajudou a reunir clínicas que toparam doar os exames para que ongs pudessem realizar a distribuição. Para celebrar essa marca tão especial, O Padi lançará em breve um livro-fotografia com fotos históricas e contando um pouco mais desses 10 anos de história. Logo mais o livro estará disponível no nosso site. Fique ligado nas nossas redes sociais para saber quando acontecerá o lançamento.