18 de setembro de 2023

I Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica acontece durante a Medical Fair Brasil

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), por meio do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), anuncia o 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica. O evento acontecerá durante a Medical Fair Brasil, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). 

Esse será o primeiro evento sobre Acreditação e Qualidade, específico para o setor. A realização do 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica é uma parceria entre a Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML); Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED). 

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn 

Durante os dias de evento, serão abordados temas voltados para acreditação e qualidade em medicina diagnóstica, conceitos fundamentais para garantia da excelência dos serviços de diagnóstico por imagem e laboratoriais.

O Dr. Ruy Guimarães, Coordenador da Cadi – Comissão de Acreditação e Diagnóstico por Imagem fala sobre a importância do tema: “A acreditação na medicina diagnóstica desempenha um papel vital na promoção da qualidade, segurança e confiança nos serviços prestados. Ela ajuda a estabelecer padrões elevados, incentiva a melhoria contínua e contribui para a segurança dos pacientes e precisão dos exames. Sempre foi um desejo da Cadi unir todos os segmentos da medicina diagnóstica para discutir segurança e qualidade, pela similaridade dos processos. O grande intuito desse congresso, além de levar aos profissionais do setor a importância do tema acreditação e qualidade, é também mostrar o valor agregado que as certificações específicas, desenvolvidas por sociedades especialistas no assunto, podem trazer para os serviços que realizam exames laboratoriais e de imagem”.

O Dr. Clóvis Klock, Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), fala sobre a importância do evento: “Nós, da SBP, vemos com muita satisfação o avanço do controle de qualidade e acreditação na medicina porque significa mais segurança para o paciente, que é a razão de ser do nosso trabalho. E a própria realização do 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica é uma mostra disso. Então, apoiamos o evento, participaremos dele e parabenizamos o CBR pela realização.”

+Leia mais: O webinar Padi de setembro traz como tema o dia Mundial da Segurança do Paciente

O Dr. Guilherme Ferreira, Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC, fala sobre acreditação no Brasil e do evento: “A acreditação se consolidou como melhor forma de uma instituição e saúde hospitalar demonstrar que é comprometida com a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos aos seus clientes. No Brasil existem programas de acreditação que incluem as principais áreas da medicina diagnóstica: Anatomia Patológica, Patologia Clínica/Medicina laboratorial e Radiologia. O 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica que acontecerá durante a Medical Fair, no mês de setembro deste ano, será a primeira ocasião em que serão discutidos simultaneamente, assuntos relevantes destas três áreas. Certamente será uma ocasião excepcional para aprendizado e desenvolvimento”.

Confira quem serão os palestrantes do 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica

– Dra. Cibele Carvalho – (Presidente do CBR)

– Dr. Fábio Brazão – (Presidente da SBPC-ML)

– Dr. Clóvis Klock – (Presidente da SBP)

– Dr. Wilson Shcolnik – (Presidente da ABRAMED)

– Dr. Guilherme Ferreira – (Diretor de Acreditação SBPC/ML)

– Dra. Beatriz Hornburg – (CEDAP)

– Dra. Cristina Khawali – (Membro da Cadi – Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR)

– Dra. Larissa Marinho – (SBP)

– Dra. Claudia Meira – (DASA-SP)

– Dra. Carla Petrini – (Rede D’Or)

– Dr. Ruy Guimarães – (Coordenador da Cadi – Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR)

– Dra. Jovita Lane Zanini – (Membro da Cadi – Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR)

– Dr. Adriano Tachibana – (Membro da Cadi – Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR)

– Dr. Roberto Caldeira Cury – (Diretor Médico Diagnósticos DASA)

– Dr. Marcos Queiroz – (Diretor de Medicina Diagnóstica do Hospital Israelita Albert Einstein)

– Dr. Valério Ribeiro – (Assessor Jurídico do CBR)

– Dr. Denys Chippnik Baltaduonis – (Sócio do escritório Haddad & Haddad Filho Sociedade de Advogados, especializado em direito empresarial da saúde)

– Dra. Maria Elizabete Mendes (Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Sustentabilidade DLC HC FMUSP)

– Dra. Maria Carolina Moreno – (Médica ginecologista especialista em Gestão da Qualidade Assistencial, Segurança do Paciente e Acreditação em saúde pela ISQua)

– Dr. Marcelo Lauar – (Médico radiologista, Diretor da Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI), do CBR)

– Maria Alice Escalante – (Sabin Uberaba)

– Daniane Canali – (Gerente da Qualidade Corporativo da Operação Diagnósticos da DASA)

– Fernando Berlitz – (CONTROLLAB)

– Lucilene Rodriguez – (Especialista em Patologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)

– Roberto Joji Kimura – (Sancet Medicina Diagnóstica)

– Emilio Assis – (CIDAP)

– Julio Pessotti Neto – (Biomédico formado pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP)

– Milva Pagano – (Diretora da ABRAMED)

– Luciana Destefani – (Especialista em Medicina Nuclear pela FMUSP em 1990. Atua desde 2008 no Hospital Sírio Libânes)

– Danilo Luz – (Formado em Administração Hospitalar, com Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Gestão em Saúde)

Temas que serão apresentados durante o evento

No primeiro dia do 1º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica (26 de setembro), os temas abordados serão referentes a ‘Acreditação em medicina diagnóstica’, com início às 14h e término às 17h40. Já no dia seguinte (27) as palestras serão voltadas a ‘Qualidade e segurança em medicina diagnóstica’, previsto para começar às 14h e terminar às 17h50. Já no encerramento do evento, terão palestras das 14h às 17h50 sobre ‘Gestão e legislação em medicina diagnóstica’.