23 de agosto de 2023

Aproximadamente 43% dos Incidentes e Eventos Adversos em radiologia estão ligados a falhas envolvendo cateter venoso, segundo o NOTIVISA

Crédito: Adobe Stock

O relatório anual sobre Incidentes relacionados à assistência à saúde, realizado por meio do NOTIVISA, sistema informatizado, desenvolvido pela Anvisa, para receber notificações de incidentes e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária, foi divulgado no mês de julho. O levantamento foi feito durante o período de julho de 2022 e junho de 2023. 

 O relatório é de suma importância pois traz de forma detalhada sobre eventos adversos na área de saúde, independentemente do tipo de serviço e da área. Ao todo, foram 4.852 casos foram notificados no NOTIVISA. Entretanto, deste total, apenas 166 casos ocorreram em ambientes de radiologia, o que representa 3,42% das notificações. 

Dentre os 166 incidentes na radiologia, 74 não apresentaram nenhum grau de dano, o que representa 44,5% dos casos. Outros 80 ocorridos foram classificados como leve, o equivalente a 48%. Notificações classificadas como moderadas, representam 4% dos incidentes, ou seja, 8 registros. Casos graves e óbitos representam 1,20%, infelizmente dois casos graves e dois óbitos foram notificados no sistema da Anvisa.

O maior percentual de incidentes que ocorreram na radiologia foram falhas envolvendo cateter venoso, o que representa 42,7% dos casos, que representa 71 incidentes. Outros 29,5% (49 notificações) foram relacionadas a erros de documentação. Também foram registradas outras 14 falhas durante a assistência à saúde, que equivale a 8,4% dos 166 casos. Também foram registrados no NOTIVISA, 13 incidentes de queda de paciente, o que representa quase 7,8%. Falhas nas atividades administrativas representam aproximadamente 5% ou seja 8 casos. Na sequência, estão erros em assistência radiológica com 3%, responsável por 5 incidentes. Além dos aspectos já citados, foram notificados mais quatro incidentes, dois de broncoaspiração e outros dois erros relacionados à identificação do paciente. Vale ressaltar que outros dois casos não foram registrados em nenhum desses quesitos citados, esses casos representam um pouco mais de 1% do número total de incidentes em radiologia. 

+Leia mais: O I Simpósio Baiano de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR é sucesso total!

O que é o NOTIVISA?

O NOTIVISA é um sistema informatizado, desenvolvido pela Anvisa, para receber notificações de incidentes e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária. Veja onde notificar os incidentes relacionados à assistência à saúde: https://notivisa.anvisa.gov.br/frmLogin.asp

Você sabe o que é o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente)?

O Núcleo de Segurança do Paciente integra o Plano de Segurança do Paciente (PSP), que visa otimizar a segurança do paciente em estabelecimentos de saúde.  O NSP é de suma importância no setor da radiologia, por meio dele é possível garantir a segurança, qualidade e eficácia dos procedimentos radiológicos. Confira alguns pontos importantes do NSP para a radiologia:

 – Minimização da Exposição à Radiação: A exposição à radiação ionizante pode ter efeitos prejudiciais à saúde a longo prazo. O núcleo de segurança do paciente trabalha para minimizar a dose de radiação recebida pelos pacientes durante exames radiológicos, garantindo que os benefícios do procedimento superem os riscos.

 – Qualidade Diagnóstica: Uma gestão adequada da segurança do paciente contribui para a obtenção de imagens de alta qualidade, o que é essencial para um diagnóstico preciso. Isso inclui a calibração regular dos equipamentos, a otimização dos parâmetros de exposição e a revisão constante dos protocolos de imagem.

 – Prevenção de Erros: O núcleo de segurança do paciente trabalha para identificar e prevenir erros que possam ocorrer durante a realização de exames radiológicos. Isso inclui verificar as informações do paciente, a seleção correta do exame e a execução adequada do procedimento.

 – Formação e Treinamento: Profissionais de radiologia precisam de treinamento contínuo sobre princípios de segurança do paciente, uso adequado de equipamentos e técnicas de radioproteção. O núcleo de segurança do paciente coordena a educação e a formação dos profissionais para garantir que eles sigam as melhores práticas.

Fique por dentro das redes sociais do CBR, nos siga no Instagram Facebook e LinkedIn 

 – Controle de Qualidade: A implementação de programas de controle de qualidade é fundamental para garantir o desempenho adequado dos equipamentos e a consistência na produção de imagens. Isso ajuda a minimizar erros técnicos que possam afetar os diagnósticos.

 – Acesso à Informação: O núcleo de segurança do paciente também é responsável por fornecer informações aos pacientes sobre os procedimentos radiológicos, os riscos associados e as medidas de proteção. Isso ajuda os pacientes a tomar decisões informadas e a reduzir a ansiedade relacionada aos exames.

– Cumprimento das Normas Regulatórias: Existem regulamentações e diretrizes específicas para a segurança do paciente na radiologia, emitidas por órgãos regulatórios e organizações profissionais. O núcleo de segurança do paciente assegura o cumprimento dessas normas para evitar riscos desnecessários.

Essas iniciativas contribuem para a qualificação dos processos de cuidado e da prestação desses serviços em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, promovendo maior segurança para pacientes, profissionais de saúde e ambiente de assistência à saúde.