18 de novembro de 2022

Telelaudo é a primeira empresa a receber a Acreditação em Telerradiologia pelo Padi

A Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) concedeu no dia 18 de novembro de 2022, a acreditação pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) para a Telelaudo.

A empresa que atua com laudo a distância é a primeira a receber esse importante reconhecimento de qualidade em telerradiologia. Desde janeiro deste ano, esse serviço passou a integrar versão 5 da Norma Padi. Dentro dos padrões da norma constam critérios importantes, para que o serviço seja considerado qualificado.

Ambiente adequado para realização do laudo, comunicação do médico que lauda com serviço que realizou exame e achados críticos pela Telerradiologia são requisitos avaliados pelo Padi.

Há 14 anos a Telelaudo é a pioneira no Brasil em oferecer serviços de laudos a distância. Fundada pelos médicos radiologistas Dr. Flávio Lanes, Dr. Felipe Nirenberg e pela empresária Fernanda Cipriano, a empresa conseguiu tornar o serviço de telerradiologia uma realidade no país. Composta por médicos especialistas, a empresa entende que é uma extensão do corpo médico de clínicas e hospitais.

Para suprir a escassez de radiologistas, ou cobrir a ausência de alguns destes, trouxe a possibilidade de reforçar a equipe capacitada em laudar exames de diagnóstico por imagem. Entregando num curto período, laudos com serviço de qualidade.

A versão 5 da Norma Padi prevê alguns critérios conforme os listados abaixo:

  • Sistemas dos serviços de telerradiologia atendam aos requisitos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
  • Integração e integridade dos dados recebidos e enviados.
  • Segurança dos profissionais nos serviços de telerradiologia.
  • Infraestrutura que garanta o ambiente adequado para confecção de laudos.

Existem outros requisitos previstos pela norma, para que as empresas que desejam a acreditação do Padi alcancem seu objetivo, ao seguir as orientações indicadas.

A Cadi é composta por membros renomados, que atuam em serviços de diagnóstico por imagem. E, certa de que a Telelaudo atua seguindo todas as normas, atribuiu à empresa a acreditação, tornando-se ela a primeira a receber essa certificação.

Para aqueles que desejam receber essa mesma acreditação, é muito importante seguir as diretrizes do programa Padi para que uma empresa de Diagnóstico por Imagem, seja considerada qualificada. Colocar em prática os padrões da versão 5 da Norma é outro fator importante.

O Padi e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) parabenizam a Telelaudo pela conquista dessa importante acreditação, e pela excelência em seus serviços prestados aos seus clientes e contratantes.