09 de agosto de 2022

Real Hospital Português conquista acreditação Padi: “agrega experiência, aprendizado e eleva a qualidade”

Direção do maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste do país destaca a importância do Padi, que atesta a excelência em diagnóstico por imagem

Maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste do país, o Real Hospital Português de Beneficência, em Recife (PE), é o mais novo acreditado pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A direção fez questão de buscar uma acreditação específica para atestar a excelência em diagnóstico por imagem mesmo com o hospital já acreditado, de maneira geral, por uma certificação hospitalar internacional. “Nossos pacientes estão em primeiro lugar sempre e merecem a segurança de receber o melhor atendimento em todas as áreas”, destaca o diretor técnico assistencial do Hospital, Noel Loureiro.

“O Real Imagem e o Real Nuclear, do Real Hospital Português de Beneficência, oferecem serviços de diagnóstico por imagem no mais alto padrão de qualidade, aliando um parque tecnológico moderno a um atendimento humanizado. O Padi atesta essa excelência ao longo de toda a trajetória do paciente: do agendamento do exame a entrega do laudo, sempre respeitando suas necessidades e escolhas. Ter conquistado a acreditação Padi também é motivo de comemoração para toda a Instituição e nos torna exemplo de excelência dos serviços prestados como centro de diagnóstico por imagem”, completa Noel Loureiro.

real imagem real hospital portugues
Um dos equipamentos do Real Imagem / Foto: divulgação

Transparência e aprendizado na auditoria

Alexssandra Galdino, gerente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, declara que o processo de auditoria do Padi “foi claro, objetivo e transparente”. Para ela, “o preparo e a experiência da equipe de auditores trouxeram aprendizado, troca de experiências e critérios para ampliar a segurança. Durante a auditoria, foram detalhados todos os elementos e checados cada item, a fim de verificar as conformidades e as oportunidades de melhoria, fortalecendo a maturidade da Instituição”.

Auditora líder do Padi no processo de acreditação do Real Hospital Português, Ana Paula Rangel explica que os princípios e critérios da auditoria são desenvolvidos com base nas melhores práticas e nos requisitos legais. “O processo conta com a participação e revisão de radiologistas representantes dos diferentes métodos, além de contribuições de profissionais de diversos serviços, comissões técnicas e sociedades parceiras do CBR.”

A auditora elogia o empenho da área de Diagnóstico por Imagem do hospital para promover o aumento constante da qualidade na área. “A direção acredita nisso e se empenha pela excelência no serviço prestado.” Também participaram do processo de acreditação do Real Hospital Português os auditores Padi André Silva e Samuel Bastos. Um símbolo do empenho do Hospital pela qualidade que marcou os auditores foi a reunião de encerramento da auditoria, na qual a direção reuniu centenas de funcionários para celebrar o momento e demonstrar o comprometimento de todos com a excelência promovida pelo Padi.

Padi tem reconhecimento internacional

Criado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem em 2015, o Padi é reconhecido internacionalmente desde 2017 pela Sociedade Internacional para a Qualidade da Assistência à Saúde (ISQua, na tradução da sigla em português). “Com a chancela da ISQua, os serviços acreditados Padi demonstram que estão adequados às melhores práticas mundiais”, afirma Ruy Guimarães, coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do CBR.

Leia também: Padi será tema de painel exclusivo no I Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR