04 de maio de 2022

Padi renova reconhecimento da ISQua e mantém sua Norma de Acreditação no mais rigoroso padrão internacional

Processo envolveu grande esforço para atender múltiplas exigências da avaliação, que contou com apuração do processo de revisão da Versão 5 da Norma e auditoria realizada por profissionais internacionais

A Sociedade Internacional para a Qualidade da Assistência à Saúde (ISQua, na tradução da sigla em português) concedeu, em fevereiro de 2022, a renovação de reconhecimento da qualidade para Versão 5 da Norma Padi (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Com atuação em mais de 100 países, a ISQua é uma organização sem fins lucrativos voltada à qualidade da assistência à saúde e trabalha de forma independente. É a única sociedade no mundo que chancela padrões voltados à acreditação em saúde, atuando em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ISQua oferece serviços para orientar os profissionais de saúde, fornecedores, pesquisadores, acreditadoras e legisladores que visam alcançar excelência na entrega de assistência à saúde a todas as pessoas. O objetivo é melhorar continuamente a qualidade e segurança da assistência em  todo o mundo.

O processo de acreditação da ISQua é extremamente rigoroso. Inclui auditoria por especialistas internacionais e avaliação de manutenção contínua.

Avaliação da capacidade e eficiência

padi selo isqua

Para alcançar a acreditação da ISQua, o Padi confirmou que seus padrões são planejados, desenvolvidos e avaliados por meio de um processo padronizado e rigoroso.

Durante o processo de acreditação, o Padi demonstrou que seus padrões exigem a avaliação da capacidade e eficiência dos serviços em radiologia e diagnóstico por imagem contemplam processos para gerenciar o risco e proteger a segurança dos pacientes/usuários, funcionários e visitantes.

O Padi também comprovou que mantém foco no cliente/usuário, com a exigência de que as organizações acreditadas avaliem, monitorem e melhorem a qualidade dos seus serviços.

Além da avaliação dos padrões do Padi, a acreditação da ISQua exige que todo o processo de revisão da Norma contemple obrigatoriamente:

– Revisão do conteúdo baseada em pesquisas de literatura de fontes nacionais e internacionais e tendências relevantes para o segmento;

– Participação de profissionais técnicos, especialistas do segmento de radiologia e diagnóstico por imagem e  gestão, bem como a participação dos auditores na revisão da Norma;

– Disponibilização do rascunho em consulta pública para participação de toda a sociedade;

– Realização de testes dos novos padrões nos serviços acreditados Padi.

Padi é reconhecido internacionalmente desde 2017 e agrega experiência acumulada de 30 anos de programas de qualidade do CBR

padi cbr acreditação hospitalar

Dr. Ruy Guimarães, Coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do CBR, afirma que o objetivo principal do Padi é qualificar nacionalmente os serviços, públicos e privados, assegurando qualidade, segurança e sustentabilidade às organizações de Diagnóstico por Imagem. “Com a chancela da ISQua, os serviços acreditados Padi demonstram que estão adequados às melhores práticas mundiais”.

O Padi foi criado em 2014 e desde 2017 é reconhecido pela ISQua. A nova renovação vale por quatro anos. Dr. Ruy Guimarães ressalta que o programa foi criado para beneficiar a todos os pacientes do Brasil. “Seu primeiro foco é a segurança do paciente e a qualidade crescente na prática médica. Assim, a gente consegue oferecer serviços de referência que apresentam credibilidade. Tudo por meio da experiência acumulada de 30 anos de programas de qualidade do CBR”.