Processo envolveu grande esforço para atender múltiplas exigências da avaliação, que contou com apuração do processo de revisão da Versão 5 da Norma e auditoria realizada por profissionais internacionais
A Sociedade Internacional para a Qualidade da Assistência à Saúde (ISQua, na tradução da sigla em português) concedeu, em fevereiro de 2022, a renovação de reconhecimento da qualidade para Versão 5 da Norma Padi (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
Com atuação em mais de 100 países, a ISQua é uma organização sem fins lucrativos voltada à qualidade da assistência à saúde e trabalha de forma independente. É a única sociedade no mundo que chancela padrões voltados à acreditação em saúde, atuando em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ISQua oferece serviços para orientar os profissionais de saúde, fornecedores, pesquisadores, acreditadoras e legisladores que visam alcançar excelência na entrega de assistência à saúde a todas as pessoas. O objetivo é melhorar continuamente a qualidade e segurança da assistência em todo o mundo.
O processo de acreditação da ISQua é extremamente rigoroso. Inclui auditoria por especialistas internacionais e avaliação de manutenção contínua.
Avaliação da capacidade e eficiência

Para alcançar a acreditação da ISQua, o Padi confirmou que seus padrões são planejados, desenvolvidos e avaliados por meio de um processo padronizado e rigoroso.
Durante o processo de acreditação, o Padi demonstrou que seus padrões exigem a avaliação da capacidade e eficiência dos serviços em radiologia e diagnóstico por imagem contemplam processos para gerenciar o risco e proteger a segurança dos pacientes/usuários, funcionários e visitantes.
O Padi também comprovou que mantém foco no cliente/usuário, com a exigência de que as organizações acreditadas avaliem, monitorem e melhorem a qualidade dos seus serviços.
Além da avaliação dos padrões do Padi, a acreditação da ISQua exige que todo o processo de revisão da Norma contemple obrigatoriamente:
– Revisão do conteúdo baseada em pesquisas de literatura de fontes nacionais e internacionais e tendências relevantes para o segmento;
– Participação de profissionais técnicos, especialistas do segmento de radiologia e diagnóstico por imagem e gestão, bem como a participação dos auditores na revisão da Norma;
– Disponibilização do rascunho em consulta pública para participação de toda a sociedade;
– Realização de testes dos novos padrões nos serviços acreditados Padi.
Padi é reconhecido internacionalmente desde 2017 e agrega experiência acumulada de 30 anos de programas de qualidade do CBR

Dr. Ruy Guimarães, Coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do CBR, afirma que o objetivo principal do Padi é qualificar nacionalmente os serviços, públicos e privados, assegurando qualidade, segurança e sustentabilidade às organizações de Diagnóstico por Imagem. “Com a chancela da ISQua, os serviços acreditados Padi demonstram que estão adequados às melhores práticas mundiais”.
O Padi foi criado em 2014 e desde 2017 é reconhecido pela ISQua. A nova renovação vale por quatro anos. Dr. Ruy Guimarães ressalta que o programa foi criado para beneficiar a todos os pacientes do Brasil. “Seu primeiro foco é a segurança do paciente e a qualidade crescente na prática médica. Assim, a gente consegue oferecer serviços de referência que apresentam credibilidade. Tudo por meio da experiência acumulada de 30 anos de programas de qualidade do CBR”.