O Programa de Acreditação de Diagnóstico por Imagem (Padi) foi um dos destaques do 41° Congresso de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) na Medical Fair Brasil 2022.
O Padi, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) encabeçou o bloco de Qualidade e Acreditação do evento, que teve o tema “Novos Tempos de Gestão”.
Cerca de 50 pessoas participaram das palestras promovidas pelo Padi com especialistas e representantes de entidades importantes do setor sobre qualidade e segurança dos serviços de imagem no país.
O Padi tem participado ativamente e obtido cada vez mais destaque em eventos como o Congresso de Administração Hospitalar realizado pela (FBAH) na Medical Fair Brasil 2022 com o objetivo de disseminar a importância da qualidade para a segurança do paciente e profissionais dos serviços de diagnóstico por imagem. Reconhecidos internacionalmente, os padrões do Padi são desenvolvidos com base nas melhores práticas nacionais e internacionais e nos requisitos legais mínimos.

O maior legado que um serviço de saúde tem para com a sociedade é sua reputação e fortalecimento da sua marca. O resultado da acreditação Padi está relacionado principalmente aos ganhos internos, tanto financeiros quanto de qualidade dos processos de exames e equipes capacitadas e preparadas.
A conquista de uma acreditação é resultado de uma gestão eficiente, rapidez no atendimento e maior qualidade nos resultados de exames, o que leva a redução da mortalidade e a detecção precoce de patologias.
“Há mais de trinta anos, o CBR se preocupa com a qualificação dos serviços de Diagnóstico por Imagem em todo Brasil, sendo pioneiro no desenvolvendo de programas de qualidade para serviços de diagnóstico por imagem”, afirma o presidente do CBR, Valdair Muglia.
Participantes e temas de palestras oferecidas pelo Padi
O presidente do CBR, Dr. Valdair Muglia, fez a abertura do evento. Ruy Guimarães, médico radiologista e coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do CBR, falou sobre “Como transformar o serviço de imagem do seu hospital em um centro de excelência”.

Jovita Lane S. S. Zanini, Médica e Gestora de Ensino do Hospital das Clínicas da UFMG, discorreu sobre “Ciclos de melhoria por meio do Peer review de exames”.

“Gestão de indicadores para serviços de imagens” foi o assunto de palestra de Cristina Khawali, médica membro da Cadi.

Guilherme Hohgraefe, radiologista do Núcleo de Radiologia Abdominal do Hospital Moinhos de Vento e membro da Cadi, falou sobre “Identificação e tratativa de eventos adversos relacionados a contraste”. O painel foi coordenado por Daniela Camarinha, diretora comercial e de marketing da FBAH.

Flávia Gonçalves, coordenadora da Qualidade Hospital Sírio Libanês, e Daniella Bueno, coordenadora da CDI do Sírio Libanês, falaram sobre os avanços trazidos pela implantação da acreditação Padi no serviço hospitalar.

