06 de maio de 2022

Padi é destaque no 41° Congresso de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, realizado pela FBAH na Medical Fair Brasil 2022

O Programa de Acreditação de Diagnóstico por Imagem (Padi) foi um dos destaques do 41° Congresso de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) na Medical Fair Brasil 2022.

O Padi, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) encabeçou o bloco de Qualidade e Acreditação do evento, que teve o tema “Novos Tempos de Gestão”.

Cerca de 50 pessoas participaram das palestras promovidas pelo Padi com especialistas e representantes de entidades importantes do setor sobre qualidade e segurança dos serviços de imagem no país.

O Padi tem participado ativamente e obtido cada vez mais destaque em eventos como o Congresso de Administração Hospitalar realizado pela (FBAH) na Medical Fair Brasil 2022 com o objetivo de disseminar a importância da qualidade para a segurança do paciente e profissionais dos serviços de diagnóstico por imagem. Reconhecidos internacionalmente, os padrões do Padi são desenvolvidos com base nas melhores práticas nacionais e internacionais e nos requisitos legais mínimos.

padi-cbr-congresso-hospitalar-medical-fair.jpg
O presidente do CBR, Valdair Muglia, fez a abertura do evento

O maior legado que um serviço de saúde tem para com a sociedade é sua reputação e fortalecimento da sua marca. O resultado da acreditação Padi está relacionado principalmente aos ganhos internos, tanto financeiros quanto de qualidade dos processos de exames e equipes capacitadas e preparadas.

A conquista de uma acreditação é resultado de uma gestão eficiente, rapidez no atendimento e maior qualidade nos resultados de exames, o que leva a redução da mortalidade e a detecção precoce de patologias.

“Há mais de trinta anos, o CBR se preocupa com a qualificação dos serviços de Diagnóstico por Imagem em todo Brasil, sendo pioneiro no desenvolvendo de programas de qualidade para serviços de diagnóstico por imagem”, afirma o presidente do CBR, Valdair Muglia.

Participantes e temas de palestras oferecidas pelo Padi

O presidente do CBR, Dr. Valdair Muglia, fez a abertura do evento. Ruy Guimarães, médico radiologista e coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi) do CBR, falou sobre “Como transformar o serviço de imagem do seu hospital em um centro de excelência”.

acreditação hospitalar
Ruy Guimarães falou sobre “Como transformar o serviço de imagem do seu hospital em um centro de excelência”

Jovita Lane S. S. Zanini, Médica e Gestora de Ensino do Hospital das Clínicas da UFMG, discorreu sobre “Ciclos de melhoria por meio do Peer review de exames”.

acreditação hospitalar padi cbr
“Ciclos de melhoria por meio do Peer review de exames” foi tema de palestra de Jovita Lane S. S. Zanini

“Gestão de indicadores para serviços de imagens” foi o assunto de palestra de Cristina Khawali, médica membro da Cadi.

acreditação hospitalar
Cristina Khawali abordou “Gestão de indicadores para serviços de imagens”

Guilherme Hohgraefe, radiologista do Núcleo de Radiologia Abdominal do Hospital Moinhos de Vento e membro da Cadi, falou sobre “Identificação e tratativa de eventos adversos relacionados a contraste”. O painel foi coordenado por Daniela Camarinha, diretora comercial e de marketing da FBAH.

padi cbr congresso hospitalar medical fair
Guilherme Hohgraefe falou sobre “Identificação e tratativa de eventos adversos relacionados a contraste”

Flávia Gonçalves, coordenadora da Qualidade Hospital Sírio Libanês, e Daniella Bueno, coordenadora da CDI do Sírio Libanês, falaram sobre os avanços trazidos pela implantação da acreditação Padi no serviço hospitalar.

Flávia Gonçalves
acreditação hospitalar
Daniella Bueno