08 de setembro de 2022

I Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR é sucesso!

Evento teve painéis voltados a promover a excelência, homenagens e depoimentos marcantes sobre a importância da qualidade

O I Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas do CBR foi sucesso absoluto. Mais de 100 participantes acompanharam, entre os dias 1º e 3 de setembro, em Florianópolis (SC), os 11 painéis com apresentações de metodologias, discussões e casos práticos de sucesso de renomadas instituições que contribuem para o conhecimento e aplicação das melhores práticas de qualidade e gestão em serviços de radiologia e imagem.

Simpósio qualidade CBR
Mais de 100 participantes acompanharam os 11 painéis com programação voltada a promover a excelência e discutir tendências

No primeiro dia do Simpósio, os painéis tiveram os seguintes temas: Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), O Paciente no Centro do Cuidado, Programas de Selos de Qualidade CBR, LGPD como ferramenta para segurança da informação.

No segundo dia, os temas foram: Qualidade em pauta, Qualidade e Segurança em Telerradiologia e Indicadores para melhoria do desempenho em Imagem. O terceiro e último dia teve painéis sobre: Criando equipes radiológicas de alta performance, Remunerando Radiologistas e Tendências do Mercado de saúde.

“O Simpósio foi um momento muito importante do CBR/Clínicas. Foi um momento de coroação dos 30 anos de Programas de Qualidade do CBR com 20 anos da ABCDI. Os painéis trouxeram profissionais de Qualidade do Brasil inteiro, com temas que são muito relevantes para a melhoria dos processos dentro dos serviços de diagnóstico por imagem, melhorias focadas no cuidado do paciente, além de relacionados à gestão. Foi marcante, com salas cheias todos os dias, um verdadeiro sucesso, e com elogios muito grandes do público”, afirmou o Dr. Luís Ronan Souza, diretor da Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) e um dos coordenadores do Simpósio.

Momento emocionante

Dra. Linei Urban participou de momento emocionante sobre a importância do paciente no centro do cuidado e foi uma das homenageadas no evento

Um dos momentos marcantes do Simpósio aconteceu no painel “O Paciente no Centro do Cuidado”. Uma paciente deu um depoimento sobre o drama que viveu ao receber um laudo errado e como superou o momento difícil com o auxílio da Dra. Linei Urban, coordenadora da Comissão Nacional de Mamografia do CBR. As duas se emocionaram bastante e não seguraram as lágrimas no reencontro. Boa parte do público também foi tomado pela emoção de um relato que reforça a importância de ter sempre a qualidade em foco nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

“O Simpósio foi uma forma de demostrar a importância que a qualidade tem em uma clínica de imagem. O CBR sempre foi pioneiro nesse foco, tendo idealizado o primeiro selo de qualidade no Brasil, assim como a primeira acreditação específica para clínicas de diagnóstico por imagem. Esse simpósio foi uma forma de aproximar todos os envolvidos no processo, em uma troca de experiência incrível!”, diz a Dra. Linei Urban, que também foi uma das coordenadoras do Simpósio.

Além de representantes do CBR e do Padi, participaram dos painéis convidados de grandes instituições: Dr. Ademar Paes Jr. e Dra. Bruna Serpa, da Clínica Imagem; Dra. Angela Hissae Motoyama Caiado, do Fleury; Dra. Aline Schuch, do Hospital Moinhos de Vento (RS); Dra. Claudia Meira, superintendente da Dasa; Fernanda Sieverdt e Ana Bard, representantes da Unimed Litoral; Dr. Felipe Nirenberg, da Telelaudo; Dr. Marcos Queiroz, do Hospital Albert Einstein (SP); Dr. Marcelo Abreu, do Hospital Mãe de Deus; Milva Pagano, da Abramed; Viviane Pichineli, do Grupo Alliar e Dr. Rogerio Dias Duarte, da Medvia.

Homenagens pelos 30 anos de Programas de Qualidade CBR

Realizado em paralelo ao 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22), no CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis, o Simpósio também foi marcado pelo lançamento de um livro digital sobre os 30 anos de Programas de Qualidade do CBR, pioneiro no país, e homenagens a profissionais que contribuíram para criação e evolução dos programas de qualidade, e às instituições que receberam os primeiros certificados.

O primeiro Selo de Qualidade CBR foi o de Mamografia, em 1992, que exerceu papel fundamental em auxiliar na evolução dos cuidados e protocolos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país e comprovou a importância do foco em Qualidade na Saúde.

Profissionais homenageados que contribuíram ao longo dos 30 anos de Programas de Qualidade CBR:

Dr. Antonio Carlos Matteoni de Athayde
Carlos Moura
Dr. Claudia Meira
Dr. Cristina Khawali
Dr. Conrado Furtado de Albuquerque Cavalcanti
Dr. Giuseppe D’Ippolito
Dr. Harley De Nicola
Dr. Henrique Carrete Junior
Dr. João Emílio Peixoto
Dr. Linei Augusta Brolini Dellê Urban
Dr. Luciano Chala
Dr. Marcela Brisighelli Schaefer
Dr. Marco Antonio Rocha Mello
Dr. Radiá Pereira dos Santos
Dr. Norma Medicis de Albuquerque Maranhão
Dr. Ruy Moraes Machado Guimarães

Primeiros serviços certificados pelos Programas de Qualidade do CBR:

Cura Imagem e Diagnóstico
DAPI – Diagnóstico Avançado por Imagem – Liga das Senhoras Católicas de Curitiba
Mega Imagem
Serdil Serviço Especializado em Radiodiagnóstico
Sociedade Beneficente de Senhoras – Hospital Sírio-Libanês