12 de dezembro de 2022

Dr. Ruy Guimarães marca presença no lançamento do Programa Benchmarking de Indicadores de Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica

No último dia 8 de dezembro, o Dr. Ruy Guimarães, coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi), participou da cerimônia de lançamento do Programa Benchmarking de Indicadores de Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica, idealizado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

A cerimônia aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada no Rio de Janeiro. O evento também celebrou o quinto aniversário da entidade, e a posse da diretoria para o biênio 2023/2024.

O Programa de Benchmarking de Indicadores de Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica da SOBRASP é baseado numa experiência consolidada, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SPBC/ML), onde o Dr. Wilson Shcolnik, exerceu o cargo de diretor de Acreditação e Qualidade.

Segundo o Dr. Shcolnik, um corpo técnico tomará as decisões, baseados em evidências científicas. Esse grupo trabalhará em conjunto com a diretoria e a presidência da Sociedade e dos serviços inscritos no programa. A iniciativa sem finalidade punitiva é colaborativa. O objetivo é educativo e sua condução tem como um de seus critérios, não expor os resultados individuais de cada participante.

Na área de radiologia e imagem, alguns indicadores são os números de extravasamento de meio de contraste intravenoso, usado em tomografia computadorizada (TC). Outros índices estão relacionados as reações adversas ao contraste na TC, o número de laudos incorretos e o insucesso na comunicação de resultados críticos.

Contudo, em análises clínicas, os exemplos são pacientes com retificações em laudos, o insucesso na comunicação de resultados críticos e o atraso na liberação de resultados.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), por meio do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem, realizou parceria com a SOBRASP, assumindo os indicadores de radiologia e imagem.

Assumir os indicadores em radiologia e diagnóstico por imagem do Programa de Benchmarking da SOBRASP é um marco importante para o CBR, pois, demostra o comprometimento com a segurança do paciente. Há 30 anos o Colégio desenvolve programas de qualidade para o segmento, visando salvar vidas.

O CBR lançou seu primeiro programa de qualidade em 1992, sendo o pioneiro no país a lançar certificações para instituições de saúde. A experiência de quase três décadas de Qualidade CBR, impulsionou, em 2014, a criação do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), e assim possibilitou a ampliação do foco em qualidade, para todos os aspectos do serviço.

O processo consiste em avaliar a estrutura física, os equipamentos e a formação mínima necessária, dos profissionais envolvidos na execução dos procedimentos.  A avaliação ainda passa pelos processos, principalmente os que
envolvem o atendimento aos pacientes, da recepção à entrega dos laudos.

O Padi atualmente é a maior instituição de Acreditação em radiologia e diagnóstico por imagem do país.  Além de crescer gradativamente e receber reconhecimento, inclusive internacional.

Dr. Ruy Guimarães – Coordenador da Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Cadi), ao lado do Dr. Victor Grabois – Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP)
Foto: Divulgação