10 de novembro de 2022

Dia Mundial da Qualidade

Instituída pela ONU, a data ressalta o papel fundamental da Qualidade na produtividade e competividade das organizações.

Hoje, 10 de novembro é o Dia Mundial da Qualidade. A data é comemorada anualmente na segunda quinta-feira de novembro. Seu principal objetivo é salientar a importância da qualidade na produtividade e a competividade das instituições.

Este ano o tema é “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, ou seja, a consciência que as organizações e seus colaboradores precisam colocar em prática, para oferecer serviços qualificados. É importante que a visão das Instituições saia do perfil fragmentado, onde os interesses são individualizados.

Por isso, a acreditação é o caminho para se obter a qualidade. Pois, de uma forma sistêmica, todos os processos e partes interessadas são envolvidas, sejam colaboradores internos ou terceirizados. Esse comprometimento contribui com o propósito de “fazer a coisa certa”.

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), representa uma importante ferramenta para conquista da qualidade em serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Isso, porque ele garante resultados precisos para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz, que abrange o processo desde o agendamento até o recebimento do laudo, no intuito de resultar segurança ao paciente.

O Padi agrega a expertise e pioneirismo por meio dos mais de 30 anos de Selos de Qualidade do CBR. O Colégio representa oficialmente há 74 anos a especialidade no país – com a promoção de qualidade em todos os aspectos do serviço.

Atualmente, o Padi recebeu o reconhecimento da International Society for Quality in Health Care (ISQua), única Instituição no mundo que avalia metodologias de acreditação.

“Queremos qualificar nacionalmente os serviços, públicos ou privados, que aderirem voluntariamente ao programa, por meio de avaliações, criteriosas e imparciais, do cumprimento de requisitos mínimos de qualidade, segurança e sustentabilidade. O CBR acredita que, para atingir a excelência em serviços em diagnóstico por imagem, é necessário aliar a gestão e a técnica”, afirma o presidente do Colégio, Dr. Valdair Muglia.

No próximo dia 17 de novembro, o Padi promoverá às 19h um webinar, para celebrar o Dia Mundial da Qualidade. O evento destacará a importância do foco constante, em Qualidade nos serviços do setor, em benefício de pacientes, colaboradores e gestores. O seminário online terá transmissão no canal oficial do CBR no YouTube. Quem acompanhar ao vivo poderá interagir com os participantes do webinar.

O seminário online terá transmissão no canal oficial do CBR no YouTube e terá o como tema: “Consciência de Qualidade: fazendo a coisa certa”. O evento contará com a presença de Ana Paula Stutzel, coordenadora de Processos e Qualidade no Hospital Santa Teresa – Rede Santa Catarina. A palestrante fará uma apresentação de um caso de sucesso, do Hospital Unimed Sorocaba, acreditado do Padi desde 2018.

Acesse o link do canal oficial do CBR no YouTube e ative o sininho para não perder o seminário!