10 de novembro de 2022

Auditor Externo Padi 2023: Saiba como se tornar um auditor externo e suas principais funções

As inscrições para o processo de auditor externo do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) 2023 estão abertas. O programa foi lançado em 2014 e tem por objetivo, melhorar e preservar a qualidade dos serviços prestados ao paciente. O auditor é quem zela pelo cumprimento de todos os padrões do Padi.

Mas quem pode ser um auditor externo?

Os profissionais que trabalham com desenvolvimento, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade em radiologia e serviços de diagnóstico por imagem. Assim como consultores, gestores e outros profissionais deste setor.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) tem papel fundamental por meio do Padi, em garantir que os candidatos ao processo seletivo, após a formação e cumprindo todas as etapas, estejam aptos para realizar auditorias externas, baseados na Norma e Regulamentos da metodologia do Padi. Para isso, oferece o curso de auditor externo do Padi que tem como pré-requisito ao candidato, a conclusão do curso “Entendendo a Norma Padi versão 5”.

Além da obrigatoriedade desta formação, o aluno precisa alcançar uma média de 70% nos testes que são realizados. Entender como auditar, analisar, coletar evidências, planejar e coordenar as atividades de uma equipe de auditoria, são alguns dos principais objetivos esperados. Ao final do curso, os candidatos aprovados poderão ter o nome incluso no banco de dados do grupo de auditores Padi, por até dois anos.   

Entendendo as etapas do processo seletivo para auditor externo Padi

O processo é composto por três etapas e todas elas de caráter eliminatório. Primeiramente é necessário enviar dentro do prazo estabelecido no Cronograma do Processo da prova, todos os documentos solicitados e que estão listados no Edital. Depois disso, realizar o curso de Auditor Externo Padi e ser aprovado após a sua conclusão.

A última etapa é o teste teórico online com questões objetivas e dissertativas. Vale ressaltar que serão aceitas as inscrições apenas para Pessoa Física. Sendo assim, candidaturas como Pessoa Jurídica serão desclassificadas automaticamente.

Por motivos de regulamentação interna, relacionados a ordem técnica e direitos autorais, ao final do processo seletivo, o CBR não fornece os gabaritos e tampouco cópias dos testes. Os pedidos de recurso para aqueles que desejam contestar o resultado, devem ser apresentados em até sete dias corridos após a divulgação dos aprovados.

A capacitação destes profissionais, que passam a executar a função de auditor, visa benefícios aos pacientes. Porque a realização de exames com qualidade é uma das garantias que uma Instituição acreditada garante ao seu usuário. Para mais informações sobre o processo de auditor externo do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi) 2023 e inscrição, clique aqui.